Noticias - Orientação Vocacional | Clínica Viva Psicologia

Home » Matérias » Orientação Vocacional
l
l
l



Orientação Vocacional

Orientação Vocacional

Chega um momento na vida de todo o ser humano que ele necessita descobrir qual é sua vocação. Principalmente quando está para terminar os estudos, o adolescente se sente pressionado pelos pais e pelos amigos de escola sobre o que vai fazer após terminar os estudos. Ingressar numa faculdade, escolher uma profissão, saber com certeza qual é sua orientação vocacional, não é tarefa fácil para ninguém. Segundo vários autores (Erikson, 1993; Jeammet, 1994; Rappaport & cols., 1993; Rassial,1997) estudos mostram que muitos adolescentes chegam a entrar em depressão na hora dessa escolha e muitos chegam a ingressar na faculdade, mas depois de algum tempo percebem que a sua vocação não está de acordo com a opção escolhida.


Erikson (1993) cita também A adolescência é um período com características próprias, onde o adolescente passa por uma grande transformação do seu corpo, pensamentos, enfim, é uma mudança muito profunda da infância para adolescência. E é exatamente nesse momento mais crítico da vida do adolescente que ele tem que rapidamente pensar em que curso vai ingressar na faculdade. É muito peso para o adolescente que muitas vezes não é ainda maduro o suficiente para tomar essa decisão tão importante da sua vida.

Assim como os adolescentes existem também várias pessoas de uma idade até mais avançada que até hoje não descobriram a sua orientação vocacional. São pessoas que estão ainda sonhando, pesquisando, pensando sem sair do lugar, pois não descobriram sua orientação vocacional. Para esses o peso pode também aparecer de uma forma muito grande, pois sofrem a cobrança da sociedade. Quantos homens e mulheres são taxados pela sociedade como “vagabundos” por simplesmente não saberem o que farão da vida ou em que área irão trabalhar. É o que dizer então daquele que não se adequa ao progresso da tecnologia e muitas vezes vê simplesmente seu trabalho desaparecer do mercado e ficam sem um rumo para vida.

Você sabia que existem profissionais que podem te ajudar a descobrir sua orientação vocacional? Isso mesmo! O psicólogo está apto e possui ferramentas que te ajudarão a encontrar sua vocação. Se você se encontra nessa situação e deseja descobrir sua vocação, nos procure e estaremos orientando você devidamente. Como funciona para você fazer orientação vocacional? Você passará por uma triagem com um psicólogo que colherá todas as informações sobre sua procura.

Após isso encaminhará você para o atendimento que poderá ser feito em grupo ou pessoalmente, segundo a necessidade pessoal de cada paciente. Quanto tempo demora? A orientação vocacional poderá ter de 8 a 12 sessões conforme a demanda de cada paciente e geralmente as sessões são de 50 minutos. Maiores informações entrem em contato com a Viva psicologia.  
 

Emerson

Psicólogo Clínico




Voltar